Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.3/5 (361 votos)



Partilhe este Site...

// ]]>

 

 

 

 



Total de visitas: 198728
As Fezes do bebÍ
As Fezes do bebÍ

São tantas as cores das fezes dos bebês, e muitas vezes motivo de preocupação para os pais.

Amareladas, moles, castanhas, esverdeadas…

fezes

A cor das fezes do bebê pode variar de acordo com uma variedade de fatores, incluindo o a própria alimentação da mãe, o quanto hidratado está o bebê; ou a frequência com que a fórmula ou leite artificial é dada, caso o bebê esteja sendo alimentantado desta forma.

Quando a criança entra no mundo das papas doces e salgadas, a flora intestinal muda, deixando as fezes mais pastosas, mais escuras e com cheirinho

Guia sobre a cor das fezes do bebê

  • Esverdeado-pretoDepois do parto, as primeiras fezes do bebê são esverdeadas, quase pretas, uma espécie de melaço escuro. Este tipo de fezes é conhecido como mecónio.
  • Esverdeado-castanho. À medida que o bebê começa a digerir o leite materno, o mecónio é substituído por fezes de cor amarelo-castanho.
  • Amarelo. Cerca de 5 dias depois do parto, os bebês que mamam leite materno, usualmente têm evacuações mais soltas que apresentam cores entre o amarelo e o amarelo-esverdeado ou ou até castanhas claras.
  • Castanho. Se amamentar o bebê a fórmula ou leite artificial, as fezes do bebê tendem a ser castanhas claras e pastosas.
  • Outras cores. Logo que o bebê comece a ingerir alimentos sólidos, as fezes começam a ficar castanhas mais escuras. No entanto, podem surgir outras cores estranhas. Por exemplo, as fezes do bebê podem ficar avermelhadas se ele comer beterraba, coco esverdeado ou alaranjado também é possível surgir. Também, poderá encontrar alguns vestígios de comida ainda por digerir.
        
         À medida que mudar as fraldas ao seu bebê, preste atenção à consistência das fezes – bebês que apenas mamam leite materno têm, muitas vezes, fezes mais fluidas. Porém, fezes aguadas podem indicar diarreia, e fezes que pareçam pedrinhas duras podem indicar prisão de ventre.

3

Cores preocupantes

Se está preocupada com a cor ou com a consistência das fezes do seu bebê, contate o pediatra. Isto especialmente se as fezes forem:

  • Pretas, apenas depois dos primeiros dias após o parto.
  • Vermelhas ou avermelhadas
  • Brancas ou cinzas
  • Consistentemente aguadas
  • Consistentemente grandes, duras e/ou exista dificuldade em evacuar

Quando contatar o pediatra, prepare-se para descrever as fezes do seu bebê: a cor, a consistência, volume e frequência. Quantos mais detalhes providenciar, mas fácil será para o médico determinar o que é normal para o seu bebê, e prescrever o tipo de tratamento correto, caso este seja necessário.

A presença de sangue nas fezes do bebê pode ser causada por situações como:

  • Prisão de ventre: Mais comum quando o bebê oma mamadeira ou após iniciar a alimentação variada, com poucas fibras, frutas e água. A dificuldade da saída das fezes pode “rasgar” a pele fininha do ânus.
  • Fissura anal: Pode ocorrer quando o bebê fica com as fezes muito duras e ao passar pelo ânus gera pequenas fissura, que sangram.
  • Alergia ao leite de vaca: Por vezes os bebês que são amamentados podem ter alergia ao leite da vaca (e de seus derivados) que a mãe toma, gerando sangue nas fezes. Estas podem apresentar-se em gomos ou tirinhas de sangue, deixando o cocô do bebê mais escuro e mais mal cheiroso.
  • Assadura: A pele do bebê fica muito sensível e a assadura também pode sangrar, aparentando que as fezes do bebê tenham sangue, mas neste caso o sangue será vermelho vivo e fácil de ser identificado, especialmente ao limpar o bebê.
  • Efeito adverso da vacina do Rotavírus:Alguns bebês podem apresentar sangue nas fezes até 42 dias após a toma da vacina do Rotavírus via oral, sendo esta uma situação mais grave.

2

Meninas recém nascidas podem apresentar sangue na fralda, mas esta não está relacionada às fezes, mas às alterações hormonais que ocorrem em seu corpinho, gerando uma mini menstruação, que passa em poucos dias. Isto é mais frequente nas recém-nascidas.

Outras situações que podem aparentar sangue nas fezes do bebê é oferecer ao bebê alimentos avermelhados como beterraba, tomate e gelatinas. O corante destes alimentos pode deixar as fezes com uma coloração avermelhada, mas que não está relacionada à presença de sangue, embora possa confundir os pais.

Sangue nas fezes do bebê, o que fazer?

Em geral, encontrar sangue nas fezes do bebê não é uma situação grave. Mas se o bebê estiver com diarreia com sangue ou estiver com febre igual ou superior a 38º C deve-se ligar para o pediatra prontamente, pois pode ser algo mais grave e talvez seja necessário realizar exames.

Caso a presença de sangue nas fezes do bebê seja causada por prisão de ventre ou fissuras anais, o que se deve fazer é oferecer mais água para o bebê e se ele já tiver começado a alimentação diversificada, oferecer mais alimentos ricos em fibras como uvas e mamão, por exemplo. Uma boa dica é dar uma fruta ao final de cada refeição, inclusive no café da manhã e nos lanches.

Fonte:www.demaeparamae.pt e www.tuasaude.com