Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (638 votos)



Partilhe esta Página

// ]]>

 

 

 

 



Total de visitas: 320778
Ciclo Menstrual
Ciclo Menstrual

O ciclo Menstrualcolica 

Na infância nosso corpo ainda não esta totalmente formado. Durante a puberdade, quando a menina está se tornando uma

moça, passamos da infância para a fase adulta.

Na mulher a puberdade se caracteriza:

  • pela diminuição no crescimento dos ossos,
  • pelo surgimento dos seios (peitos),
  • pelo surgimento de pêlos no ventre e nas axilas
  • pelo chegada da menstruação (menarca) e ovulação,
  • pelo aumento do desejo sexual, e
  • por mudanças emocionais.

A mulher tem um terceiro ciclo, que é o climatério(menopausa), quando a menstruação e a ovulação terminam.

 

A MENSTRUAÇÃO

A menstruação começa na metade da puberdade, geralmente entre 11 e 12 anos, ainda que dos 10 até os 18 anos a menina pode ficar menstruada. A menstruação continua até os 49 ou 50 anos, podendo estender-se até os 55 anos. A menstruação não é doença; é algo totalmente normal na vida da mulher e pode ser encarada sem restrições: pode (e deve) tomar banho, lavar a cabeça, comer o que quiser, agir normalmente.

O ciclo menstrual varia de 20 a 36 dias, sendo que a maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias. Geralmente dura de 4 a 6 dias, podendo em algumas mulheres variar de 2 a 8 dias.

Cada mulher reage de forma distinta quando está menstruada,

podendo ocorrer alguns destes sintomas:

      • aumento do desejo sexual;
      • dores no abdome (cólicas);
      • dores nas pernas;
      • dores de cabeça (enxaqueca);
      • mal humor/ irritação/depressão;
      • dores nos seios.

Esses sintomas são chamados de “síndrome prémenstrual”.

 

Importante:

Se você tem filhas mulheres, perto da puberdade, procure prepará-las para a chegada da menstruação. Explique que é algo normal na vida das mulheres: que não é doença. Fale da importância da higiene pessoal nesse período. E, caso você ou suas filhas apresentarem todos (ou quase todos) dos sintomas listados acima, procure um médico, para se certificar que você ou elas não tenham algum problema maior, como por exemplo, a chamada ‘síndrome pré-menstrual’. Lembre-se que esse problema, bem como outros problemas menstruais, podem ser tratados e a mulher viver a menstruação normalmente.

 

Seu ciclo menstrual

A menstruação é uma descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade do útero, em vermelho na figura), acompanhada de saída de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, e estes, por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam. O primeiro dia do ciclo menstrual é o dia em que a menstruação se inicia.

Enquanto o endométrio descama, o hormônio FSH (folículo estimulante) começa a ser secretado em maior quantidade pela hipófise (glândula situada no cérebro), fazendo com que se desenvolvam os folículos ovarianos (bolsas de líquido que contém os óvulos ou oócitos). Perto do 7º dia do ciclo, o FSH começa a diminuir e, com a falta desse hormônio, alguns folículos param de crescer e morrem. Por isso, em cada ciclo menstrual, de todos aqueles folículos que começam a crescer, apenas um se desenvolve e vai ovular.

Durante seu crescimento, o folículo ovariano produz quantidades de estradiol, hormônio feminino, cada vez maiores. Esse hormônio produz aumento da espessura do endométrio, preparando-o para receber o embrião. Também favorece a secreção do muco cervical ("clara de ôvo"), que às vezes flui pela vagina.

Quando a quantidade de estradiol atinge seu máximo, é estimulada a liberação de grande quantidade de hormônio luteinizante (LH) pela hipófise. Algumas horas após, ocorre a ovulação. Como o LH é secretado pelos rins e sai na urina, sua medida na urina pode ser útil para determinar a proximidade da ovulação.

Após a ovulação, o folículo se transforma numa estrutura chamada corpo lúteo, e passa a fabricar, além do estradiol, o hormônio progesterona, que prepara do endométrio para a implantação do embrião. Se a concentração deste hormônio no sangue for baixa, o endométrio pode ser não receptivo ao embrião e não ocorre gravidez.. Ainda não se conhece com toda a precisão o dia da implantação do embrião: parece acontecer de cinco a dez dias após a ovulação. Se não ocorre implantação, a progesterona e o estradiol param de ser fabricados pelo corpo lúteo, seu nível diminue no sangue e se inicia outra menstruação.

ciclo

Fase da Ovulação

Algumas formas de conhecer o intervalo de dias dentro do qual acontece a ovulação estão descritos abaixo. A precisão e simplicidade de cada um varia, não existindo uma forma de determinar a ovulação com precisão absoluta. A ovulação acontece cerca de 14 dias antes da próxima menstruação. Assim, se os ciclos menstruais tiverem sempre mesma duração (o que é difícil), então será possível prever aproximadamente um período em que a ovulação possa ocorrer.

1 - Dor no baixo abdomen: dentre as muitas causas de dor, uma delas é a ovulação,      especialmente se a dor acontecer mais ou menos 14 dias antes da próxima menstruação.

2 - Secreção de muco cervical: é a saída, pela vagina, de uma secreção que parece com clara de ovo. Isto acontece, aproximadamente, entre um dia antes até um dia depois da ovulação.

3 - Temperatura do corpo: perto da ovulação, a temperatura do corpo aumenta em até meio grau centígrado. É preciso, então, tirar a temperatura todos os dias (de preferência antes de levantar-se, pela manhã, colocando o termômetro sob a língua), para saber o dia do aumento. Este aumento pode acontecer, aproximadamente, de dois dias antes até dois dias depois da ovulação.

4 - Testes de hormônios: existem testes desenvolvidos para detectar, na urina, o aumento do hormônio LH, que precede de mais ou menos um dia a ovulação.

 

Fontes: Hospital Universitário da UNIFESP e  Manual de Orientação à Saúde da Mulher