Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (678 votos)



Partilhe esta Página

// ]]>

 

 

 

 



Total de visitas: 324169
Nome do Bebê
Nome do Bebê

A escolha do nome do bebê

Não existe regra, mas alguns detalhes podem ajudar

Escolha 1

Getty Images 

João, Rodrigo ou Marcelo? Carolina, Tereza ou Maria? Que nome vou dar ao meu filho? A gente só mede a real importância dessa decisão na hora que a barriga começa a crescer, não é mesmo? Porque você percebe quanta história pode ter um nome. Primeiro, ele concretiza as expectativas que a gente deposita num filho antes de ele nascer. Você não tenta adivinhar se seu bebê pede um nome forte ou delicado, bem-humorado ou sério, comum ou diferente? Também se dá conta nesse momento de quanto o seu nome casou bem ou mal com a vida. Pode, ainda, querer honrar alguém muito querido, repetindo o nome em seu filho. Seja qual for a regra, as influências culturais ou familiares, a responsabilidade da escolha é grande: o nome é uma marca que seu filho vai levar para o resto da vida. Melhor que seja com todo o orgulho.


Mas, escolher o nome do bebê também é uma das tarefas mais divertidas da gravidez. Apesar de envolvente, é a campeã de discórdias entre os pais. Talvez porque a escolha do nome, embora sofra influências culturais e familiares, é uma questão de gosto pessoal.


O nome vem carregado de expectativas em relação ao filho que vai nascer. Há quem diga que ele pode interferir na história de vida do indivíduo. Outros costumam lhe atribuir um sentido mágico, como se o nome fosse trazer sorte ou azar para a criança.


Exageros à parte, por mais particular que seja a escolha, é bom lembrar que o nome do seu filho é uma marca que ele vai levar para o resto da vida. Embora não existam normas que garantam um nome perfeito, vale a pena considerar alguns pontos.

 

Quando o nome do bebê é uma homenagem a alguém

Homenagear parentes ou amigos é válido, mas outras características do nome da criança devem ser analisadas.

Escolha 2

Getty Images 

Nomear os filhos em homenagem a amigos e parentes é uma tradição comum no Brasil, especialmente fora dos grandes centros. De certa forma, espera-se que as qualidades do homenageado, alguém admirado e querido pela família, sejam transferidas para a criança. Ainda assim, não deixe de avaliar a beleza 'exterior' do nome, como a sonoridade das palavras. Caso o nome eleito, por exemplo, não combine com o sobrenome da nova família, fazer uma composição com um segundo nome pode ser uma opção.

 

Originalidade ao escolher o nome do bebê

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de dar um nome extremamente original à criança

Escolha 3

Getty Images 

Um nome criativo tem a vantagem de ser inédito. Isso significa que, na sala de aula, a criança não terá de repetir o nome completo para não ser confundida com outros colegas, como acontece frequentemente com quem tem um nome popular. A criatividade dos pais pode gerar bons exemplos, como o do escritor Ziraldo, que é a união do prefixo do apelido da mãe, Zizinha, com o sufixo do nome do pai, Geraldo.


Mas nem sempre eles acertam. Escolhas muito excêntricas podem trazer desconforto no futuro. Lembre-se de que crianças costumam ser bastante cruéis em relação aos apelidos. Além disso, nomes difíceis de ler e escrever terão de ser soletrados a vida inteira. Isso sem falar no aborrecimento de ver o próprio nome escrito errado com freqüência. Verifique também se as iniciais não formam uma palavra pejorativa, como a sigla de Walter Correia.




Preste atenção ao homenagear ídolos da moda, como artistas e atletas. Vale lembrar que nomes associados a pessoas públicas remetem a estilos que futuramente talvez não agradem o principal interessado, isto é, a criança

Fonte: Revista Crescer