AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
São chamadas doenças sexualmente transmissíveis aquelas que geralmente são transmitidas pelo ato sexual.
No caso do seu aparecimento é o casal que deve ser tratado. Durante o tratamento deve-se evitar a relação sexual ou fazê-la com o uso de preservativo.
As infecções mais comuns são :
CANDIDÍASE
É causada por um fungo que está presente nas pessoas, animais domésticos, água, ar e solo. A mulher sente coceira na vagina e irritação, sente ardência ao urinar e dor nas relações sexuais. O corrimento é branco ou amarelado, tem cheiro azedo e aparência de leite talhado, podendo aparecer inchação e vermelhidão. O homem não sente nenhum sintoma.
O aparecimento da candidíase é favorecido por uso de muito antibiótico, corticoides, alergias, gravidez, obesidade e falta de higiene.
Para prevenir a Candidíase, é importante evitar o uso de antibiótico sem receita médica, fazer higiene da vagina antes e depois da relação sexual, lavando da frente para trás, usar calcinha de algodão.
O tratamento é simples e eficaz. O medicamento receitado por um médico, é tomado por via oral em dose única.
TRICOMONÍASE
A mulher sente muita coceira, apresenta corrimento fino, cinzento amarelado e com mau cheiro, dificuldade de urinar, dor na relação, menstruação muito forte. No homem os sintomas quase não aparecem, quando aparecem são: ligeira coceira no pênis, secreção clara no pênis, dificuldade de urinar.
GONORRÉIA
Também chamada de pingadeira ou escorrimento. É uma doença que muitas vezes não tem sintomas no seu início.
Na mulher os sintomas podem ser:
Muitas vezes esta infecção está localizada no colo do útero, nas trompas e no ânus.
No homem o primeiro sintoma é a dificuldade de urinar pela ardência e coceira. Do pênis sai secreção amarelada (pus) com mau cheiro. A ereção do pênis fica dolorida. A infecção pode ir para a próstata, para a vesícula, causando ínguas na virilha e febre.
Tanto na mulher quanto no homem, a gonorreia pode levar à esterilidade (não ter mais filhos).
As bactérias da gonorreia podem entrar no sangue e causar doenças nas juntas e no coração. Podem também causar conjuntivite nos recém nascidos.
Não se deve esperar para tratar a doença. É preciso procurar o médico. Durante o tratamento até a cura da doença não se deve manter relação sexual.
SÍFILIS
Esta doença apresenta três fases:
1º fase. Surge nas primeiras semanas após o contágio.
Aparece uma ferida vermelha, brilhante, dura, sem dor, com mais ou menos 1 cm de tamanho no local onde o agente causador entrou. Geralmente, aparece perto dos órgãos genitais da mulher e do homem, na boca ou nos seios. Nesta fase é muito fácil passar a doença de uma pessoa para outra.
2º fase. Situa-se entre os 45 e 180 dias após o contágio.
Nesta fase o corpo todo está afetado. Os sinais da infecção são diversos. Os mais comuns são: feridas na pele que variam de local, número e tamanho. Podem aparecer manchas esbranquiçadas na boca e na garganta e queda de cabelos.
Muitas vezes também surgem febres, ínguas e dores nas juntas. Nesta fase a doença continua sendo contagiosa.
3º fase. Mesmo sem tratar, as feridas desaparecem e a doença entra para a fase silenciosa (latente). Os sintomas finais desta doença se apresentam somente entre dez e trinta anos após o contágio. Eles são: doenças cardíacas, doenças cerebrais que levam à paralisia, cegueira e morte.
Pelas consequências graves, a sífilis deve ser tratada logo no início da doença com muita seriedade. Para descobrir se a pessoa foi contagiada é preciso fazer exame de sangue. A mulher grávida que tiver sífilis, transmite ao bebê e ele nasce com malformações causadas pela doença.
CORRIMENTO
O corrimento vaginal pode ser caracterizado como a presença de muco de cor clara ou esbranquiçada na vagina, acima da quantidade habitual.
O aumento do corrimento vaginal isolado ou associado com a mudança na cor ou no cheiro do corrimento ou com coceira vaginal pode, por outro lado, ser o primeiro sinal de uma doença específica. Estas doenças, além de causarem problemas e complicações para as próprias mulheres, são usualmente transmissíveis sexualmente, podendo ser transmitidas para seus companheiros. É importante consultar um médico.
CISTITES
A cistite é um tipo de infecção urinária na bexiga. Embora, em alguns casos, a cistite pode desaparecer em alguns dias, é recomendado procurar um médico para o tratamento com remédios antimicrobianos em períodos de 3 a 14 dias, dependendo do grau da infecção e da medicação usada. A falta de tratamento pode levar a repetições da enfermidade.
Prevenção da cistite:
MEDIDAS DE HIGIENE E PREVENÇÃO
A prevenção através da correta higiene das partes íntimas é muito importante para a mulher.
No banho procure usar sabonete neutro na região da vagina e evite esfregar forte, pois pode provocar irritações;
Use sempre papel higiênico macio para retirar secreções na vagina;
Evite o uso de roupas justas ou de tecidos sintéticos;
Dê preferência a dormir sem calcinhas;
Fique atenta para os corrimentos;
Use sempre camisinha em suas relações sexuais.
Não tenha vergonha de procurar ummédico para tratar estas doenças.
AIDS: a doença mais perigosa
É uma doença provocada por um vírus, o HIV, que ataca a defesa do corpo contra as doenças. Por isso a pessoa que tem AIDS chega a morte por doenças comuns.
A transmissão do vírus se dá por meio de líquidos corporais como secreção vaginal, sêmen e sangue. Fora dos líquidos corporais o vírus não dura mais do que dois minutos.
A transmissão se dá por:
Sintomas:
Estes sintomas aparecem quando a doença encontra-se em estágio avançado. O vírus pode permanecer durante muito tempo de forma latente.
Como prevenir: