Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (656 votos)



Partilhe esta Página

// ]]>

 

 

 

 



Total de visitas: 322263
Exames do bebê RN
Exames do bebê RN

Veja a importância dos exames no recém nascido

Eles são pequeninos e as vezes tem apenas um dia só, mas já precisam está protegidos de muitas doenças

 

Exame do pezinho simples

 pezinho

É realizado gratuitamente em todos os bebês que nascem em nossa Maternidade. Sua principal vantagem é a detecção precoce de dez tipos de doenças, evitando assim seqüelas e problemas graves, como a deficiência mental associada a defeitos físicos. O exame, realizado após a coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê em papel filtro, é seguro e o material utilizado é descartável. Todos os testes são efetuados pelo San Paolo na sede da APAE.

As doenças que podem ser detectadas pelo exame do pezinho são as seguintes:
• Fenilcetonúria
• Hipotireoidismo congênito
• Hiperplasia congênita das supra-renais
• Mucoviscidose
• Toxoplasmose congênita
• Cromatografia de aminoácidos
• Biotinidase hemoglobinopatias neonatais
• G6PD (Glicose 6-Fosfato-Desidrogenase)
• Galactosemia.

O teste é colhido no próprio San Paolo a partir de 48 horas do nascimento. Você recebe um protocolo e o resultado poderá ser retirado no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), no prazo máximo de 15 dias úteis.


Teste da Orelhinha

orelha

O exame de emissões otoacústicas é realizado por fonoaudiólogas durante o sono natural do bebê, sem incomodá-lo. É seguro, rápido e pode ser feito durante a internação. O “teste da orelhinha” é recomendado para bebês de até três meses de vida, e seu objetivo é detectar problemas auditivos. A Maternidade San Paolo já realiza a triagem auditiva neonatal, feita no próprio berçário no segundo ou no terceiro dia de internação, e o serviço, que não é coberto por convênios, deve ser solicitado pelos pais 

Teste do Olhinho 

olho

Para alívio das mamães, o teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma "lanterninha", onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo.

Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informaçõeos importantes, como diferenças de grau entre olhos e estrabismo.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

 

O Boletim de APGAR

É um critério baseado em notas, utilizado para avaliar a vitalidade do bebê, nos primeiros momentos após o parto. Consiste na avaliação de cinco itens, aos quais se atribuem pontos no primeiro e quinto minutos de vida, que variam, cada um deles, de 0 a 2. Da soma dos pontos de cada parâmetro obtém-se a nota do bebê, que será portanto entre 0 e 10.
Esses dados permitem a um pediatra que não assistiu ao parto ter noção de como estava o bebê pouco depois do nascimento, suas condições respiratórias, circulatórias e neurológicas. Além disso, o neonatologista faz um primeiro exame clínico na sala de parto. Após este exame, faz-se a identificação do recém-nascido, por meio de pulseiras colocadas no bebê e na mãe, ainda na sala de parto. A criança é a seguir encaminhada ao berçário para um período de observação.

Fonte: Hospital San Paolo