Massagem Shantala - Método de massagem para o bebê
Não tem a ver com condição social nem econômica, massajear o bebê é um ato de Amor que fortalece e reforça o elo maternal e ajuda a criança a crescer feliz e com maior auto-estima.
A essência da massagem Shantala consiste na intensa e sentida transferência de Amor da mãe para o seu filho, por meio de leves toques e doces manipulações do seu corpo.
O toque é uma forma primária de contato, conhecimento e comunicação. Tocar é um modo natural de estar em contato. O toque humano é como um alimento vital para o bebê. Se não houver uma nutrição correta, o bebê será prejudicado. O mesmo acontece com o toque carinhoso. Na falta deste, o desenvolvimento emocional e físico será prejudicado.
Benefícios:
- Fortalece o vínculo afetivo entre o bebê e quem aplica a massagem*
- Suaviza as cólicas e a prisão de ventre - Estimula a produção de endorfinas, trazendo sensação de bem-estar
- Melhora a respiração, promovendo abertura torácica
- Equilibra o sistema nervoso e hormonal do bebê
- Desenvolve a amorosidade, segurança e sentimento de proteção
Preparativos
Para a massagem você vai precisar de:
O uso de um produto emoliente é importante para facilitar o deslizamento e não deve ser usado no rosto e nas mãos.
O bebê deve estar totalmente despido e o quarto, aquecido, para que ele não sinta frio em nenhum momento.
Procure uma posição confortável para você e para o bebê: fique em pé e massageie o bebê sobre o trocador ou, se preferir, sente-se na cama ou no chão, e coloque o bebê obre suas pernas ou à sua frente.
Antes de iniciar a massagem, aqueça suas mãos, friccionando uma na outra.
1º Passo - Tocar o rosto (sem óleo)
A massagem no rosto estimula a musculatura, preparando o bebê para expressar melhor os seus sentimentos. O rosto é uma das áreas mais sensíveis do bebê por isso o toque deve ser especialmente suave.
1 - Com os polegares no centro da testa, afaste-os, seguindo parao lado acompanhando a linha das sobrancelhas. Retorne ao pontoinicial e reinicie o movimento, avançando sempre mais, até contornar os olhos.
2 - A partir do centro da testa, deslize os polegares suavemente, passando pelas laterais do nariz em direção às bochechas, fazendo um pouco mais depressão nesta região.
3 - Deslize os polegares partindo das sobrancelhas, passando pelos olhos (fechados), pelas bochechas, até aos maxilares. Continue o movimento, acompanhando do maxilar inferior até às
orelhas.
2º Passo – Relaxar o peito (com óleo)
Os movimentos no peito ajudam a eliminar a tensão da caixa torácica e a ampliar a respiração.
1 – Coloque as mãos lado a lado no centro do peito do bebé. Deslize as mãos para os lados passando pelos ombros, braços e mãos.
2 – Apoie as mãos na parte inferior da barriga do bebê, afastadas e próximas à lateral do tronco. Com uma das mãos, cruze o tronco do bebê de baixo para cima na diagonal, até passar a borda externa da mão na lateral do pescoço. Nesse momento, inicie o movimento com a outra mão na direção oposta. Alterne sucessivamente as mãos.
3º Passo - Trabalhar os braços e mãos (com óleo)
A massagem nos braços e nas mãos, assim como nas pernas e pés, fortalece os músculos e as articulações, ativa a circulação e o sistema nervoso central, preparando o bebê para gatinhar e andar.
1 – Com uma das mãos segure o braço do bebê na altura do ombro e deslize a outra em direção ao pulso. Recomece o movimento sempre alternando a ordem das mãos.
2 – Envolva com as duas mãos o braço do bebê na altura dos ombros. As mãos partem juntas em direção ao punho, em movimentos opostos de vaivém, torneando suavemente o braço. Chegando ao pulso, recomece pelo ombro. Use mais óleo para facilitar este movimento.
3 – Para este movimento, não reaplique óleo. Com os polegares segure a mão do bebê massajando do centro em direção aos dedos, deslize a palma da sua mão pela palma da mão do bebê.
4º Passo - Ativando a barriga (com uso de óleo)
Os movimentos nesta região facilitam o funcionamento dos intestinos e a eliminação dos gazes trazendo alívio para as cólicas. A direção da massagem é sempre do peito para baixo e nos movimentos circulares o sentido é horário, acompanhando o caminho dos gazes e fezes no intestino.
1 – Coloque uma das mãos na base do peito e deslize-a até à parte inferior da barriga. Quando uma mão termina, a outra recomeça, num movimento de ondas.
2 – Segure os tornozelos do bebê e com as pernas elevadas, repita os movimentos anteriores com o antebraço.
3 – Faça movimentos circulares com as mãos ao redor da barriga no sentido horário.
5º Passo - Trabalhando pés e pernas (com uso de óleo)
Repita os mesmos movimentos feitos com os braços e as mãos nas pernas e pés.
1 – Com uma das mãos, segure a coxa do bebê e deslize a outra mão em direção ao tornozelo. Recomece o movimento sempre alternando a ordem das mãos.
2 – Envolva com as duas mãos a perna do bebê na altura da coxa. As mãos partem juntas em direção ao pé em movimentos opostos de vaivém torneando suavemente a perna. Chegando ao pé, recomece pela coxa novamente. Use mais óleo para facilitar este movimento.
3 – Comece massajando a planta do pé. Primeiro o seu polegar parte do calcanhar em direção a cada dedo. Faça uma leve pressão em cada dedinho do pé. Termine passando a palma da sua mão na planta do pé.
6º Passo – Tocando as costas (com uso de óleo)
A massagem nas costas e coluna traz equilíbrio, eixo e sentido de harmonia ao bebê. Para massajar esta região vire o bebê de costas, sobre as suas pernas ou colchão à sua frente, posicionando o seu corpinho perpendicularmente ao seu tronco e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo.
1 – Coloque as mãos na nuca e vá descendo até às nádegas massajando as costas num movimento de vaivém com as mãos. Volte para a nuca com os mesmos movimentos.
2 – Coloque a mão direita sobre as nádegas do bebê, onde deve permanecer para oferecer sustentação. Deslize a mão esquerda a partir da nuca sobre a coluna em direção às nádegas, até as mãos se encontrarem.
3 – Segure com a mão direita os pezinhos do bebê. Deslize a mão esquerda da nuca até aos calcanhares.
Exercícios Finais
Estes exercícios completam o relaxamento e podem ser realizados no final, antes ou independente da massagem. São importantes para aliviar a tensão nas articulações. Especiais para iniciar a massagem com bebês mais ativos.
1 – Segure as mãozinhas do bebê e cruze os braços sobre o peito. Alongue-os delicadamente e cruze novamente.
2 – Segure o braço e perna opostos e cruze-os sobre o tronco do bebê. Alongue-os delicadamente e repita com o outro braço e perna.
3 – Segure as pernas pelos tornozelos e cruze-as sobre a barriga. Alongue-as e cruze novamente.
Banho
Termine a massagem com um banho, se for possível. O contato da água morna com a pele do bebê é muito prazeroso e relaxante pois permite reviver as sensações da vida intrauterina. A banheira deve estar bem cheia para que o bebê fique imerso na água e possa aproveitar o relaxamento.
Você também pode consultar este vídeo do www.folhadaregiao.com.br e aprender mais.
Fonte: https://www.mamaeebebe.com.br/site/massagemBebePassoaPasso.php